Receita de Molho de Tomate no Forno
Receita de Molho de Tomate no Forno
Molho de tomate é algo que utilizamos muito no preparo de diversos pratos, desde massas, até carnes, e muitos outros.
O exemplo disso é que não conseguimos imaginar certos pratos sem ele, não existe bolonhesa, lasanha, pizza ou uma boa parmegiana sem ele, e por aí vai.
O molho de tomate é um coadjuvante de presença muito marcante na culinária, além de fazer muito bem para a saúde.
Tanto que não deixamos de comprar molho ou extrato de tomate no supermercado para termos sempre a mão em nossa despensa.
Ter molho pronto na despensa é uma questão de praticidade. O problema é que pelo custo ou oferta, nem sempre conseguimos comprar um molho de tomate de qualidade.
Alguns possuem aditivos nada saudáveis ou não são de confiança, haja visto relatos de consumidores.
Se possível, o melhor é fazer o nosso próprio molho em casa, que terá somente ingredientes naturais.
Quem tem um espaço no freezer pode fazê-lo em certa quantidade e estocá-lo. Assim terá molho por um bom tempo.
Trago uma receita de molho feito no forno. Na minha opinião ela fica melhor do que fazê-lo na panela. O cozimento no forno preserva mais o líquido natural do tomate e o sabor.
Mas, se por questão de praticidade ou economia de gás desejar fazê-lo na panela, ele fica muito bom também, não tem problema nenhum.
Compartilho abaixo a receita de molho de tomate no forno que faço na minha casa.
Receita de Molho de Tomate no Forno
Ingredientes:
03Kg de tomates maduros
01 cabeça de alho (ou menos, se não gostar tanto de alho)
06 cebolas grandes
1/4 de xícara (chá) de azeite
Alecrim a gosto
04 folhas de louro
Orégano a gosto
Pimenta do reino a gosto
Sal a gosto
Modo de Preparo:
Corte os tomates em quatro e retire as sementes. Pique as cebolas em pétalas. Coloque os tomates e as cebolas em uma assadeira grande, junte o azeite, o alecrim, as folhas de louro, o orégano e a pimenta do reino.
Misture tudo muito bem. Coloque um papel alumínio na assadeira e leve ao forno. Deixe assar em forno alto durante 20 minutos e mais 35 minutos em forno médio, totalizando 45 minutos de forno.
Após esse tempo abra o papel alumínio tomando muito cuidado com o vapor e verifique se o tomate e as cebolas estão bem cozidos.
Com respeito a cabeça de alho, passe azeite nela inteira, sem tirar os dentes de alho, e a embrulhe em papel alumínio. Quando for levar a assadeira de tomates ao forno coloque a cabeça de alho por uns 15 minutos do lado de fora da assadeira. Não deixe mais tempo para não queimar. Deixe esfriar antes de abrir. Se não gostar tanto de alho pode colocar menos no molho.
Quando o molho não estiver tão quente retire as folhas de louro e bata no liquidificador aos poucos com o alho assado. Coloque o molho batido em um recipiente grande a medida que for batendo. Acerte o sal sem exagerar, porque o sabor de sal pode se intensificar no congelamento, caso queira congelar.
Dívida o molho em porções depois de frio e congele.
Essa receita rende muito molho. Se você não quiser tanto molho faça meia receita ou um terço da receita, conforme desejar.
Como eu já disse essa receita de molho é feita no forno, mas também pode ser feita na panela.
Para isso basta refogar a cebola e o alho no azeite, acrescentar os tomates e os temperos e deixar cozinhar em fogo baixo, depois que começar a ferver.
Esse molho, feito na panela também fica muito bom.
Se fizerem a receita molho de tomate no forno não irão se arrepender.
Até a próxima receita!
Comentários
Postar um comentário