Receita de Puchero (Ensopado de Grão de Bico)

Receita de Puchero (Ensopado de Grão de Bico)

receita de puchero ensopado de grão de bico



Receita de Puchero nada mais é do que um ensopado de grão de bico

A muitos anos atrás eu ouvia falar do prato, mas nunca tinha comido ou visto uma receita. Mesmo assim, só de ouvir falar algumas coisas básicas e genéricas eu resolvi me arriscar.

Nunca segui nenhuma receita específica ou clássica de Puchero, nem conhecimento básico do prato eu tinha, só fui seguindo o que eu achava que iria ficar bom e elaborei a receita de ensopado de grão de bico que eu faço hoje.

A minha receita, seja um Puchero de verdade, ou seja só um ensopadinho de grão de bico, o fato é que o seu sabor é maravilhoso. 

Esse prato é de longe o que é mais apreciado, dentre os que eu faço. Todo mundo gosta. Quando eu penso em sabor umami eu lembro dele.

Normalmente eu congelo o excedente em porções para comer quando me dá vontade. Quem congela sempre tem.
 
Eu acredito que em questão de receitas nem sempre existe um jeito certo de fazê-las, porque cada um tem um jeito diferente de cozinhar e uma variedade diferente de ingredientes para usar. Por isso, nem sempre devemos nos prender às regras quando cozinhamos.

Esse ensopado é especial. Eu aconselho a prepará-lo da mesma maneira que eu ensino na receita, mesmo que pareça não ser a melhor maneira, o resultado final dirá por si só.

Segue abaixo a receita:

Receita de Puchero (Ensopado de Grão de Bico)


Ingredientes:

500g de grão de bico
500g de músculo em cubinhos
02 cenouras médias picadas em pedaços pequenos
05 de mandioquinhas picada em pedaços grandes
01 calabresa picada em meia lua
02 folhas de louro
02 cebolas grandes picadas em rodelas
06 dentes de alho picados
03 colheres (sopa) de azeite
2,5 litros de água
Cheiro verde a gosto 
Sal a gosto

Modo de preparo:

Lave bem o grão de bico e deixe de molho de um dia para o outro, por umas 12 horas. Depois coloque para cozinhar na panela de pressão com 2,5 litros de água, as folhas de louro, um fio de azeite e o músculo cru, sem fritar. Pode colocar a carne direto na água. Confia que vai ficar bom. Preparando desse jeito o caldo vai ficar maravilhoso, esse é o segredo.

Deixe cozinhar por mais ou menos 1 hora. Ele tem que cozinhar bastante para a carne desmanchar. Depois que a pressão sair coloque a cenoura, a mandioquinha e um pouco de sal, cozinhando por mais 10 minutos na pressão. A mandioquinha vai em pedaços grandes para não desaparecer no meio do cozido. A intenção é que ela fique bem cozida e desmanche só um pouquinho para engrossar o caldo.

Em uma frigideira ou panela à parte doure levemente o alho no azeite. Escorra o alho do azeite e coloque na panela de pressão depois que a cenoura e a mandioquinha estiverem cozidas.

Agora nesse azeite que sobrou do alho doure a calabresa. Depois acrescente as cebolas em rodelas e deixe fritando em fogo baixo sempre mexendo. Quando as cebolas estiverem bem caramelizadas, bem molinhas, desligue o fogo.

Junte a calabresa e as cebolas na panela de pressão e deixe ferver para pegar bastante gosto. Acerte o sal se necessário e finalize com cheiro verde.


Essa receita de puchero é o melhor cozido da vida!

É um alimento reconfortante. Se gostam de grão de bico aconselho a fazerem esse prato.

Até a próxima receita!






<a href="https://br.freepik.com/fotos-gratis/delicioso-curry-de-grao-de-bico-e-batata-com-carne-em-uma-panela-vermelha_29174851.htm#query=puchero&position=38&from_view=search&track=ais">Imagem de wirestock</a> no Freepik


Comentários

Postagens mais visitadas